terça-feira, 21 de junho de 2016

Função da minha arte.

Teatro, Poesia e Música. Foram as matérias que de alguma maneira me acompanharam pelos anos a fora. Não que eu as tenha escolhido, mas por que de alguma maneira a minha sensibilidade, o meu sentimento para com elas assim nos aproximaram, já desde a infância. Hoje, maduro, como digo no enunciado deste blog, olho para as décadas passadas e vejo que minhas escolhas foram me transformando e me tornando o que sou. Sinto falta de alguma maneira do apoio de uma formação mais acadêmica. Mas também lembro que amigos meus, apesar da formação acadêmica, se deram bem em outras áreas do mercado que não aquela de sua formação. Não é que se deram bem, produziram muita coisa fora daquela sua área de formação. Junto com isso veio a falta de grana que patrocinasse  a minha, digamos: erudição. Mas quando moleque eu me lembro correndo na beira do rio na minha cidade natal, quando aos domingos meu pai nos levava para uma sessão "natação", e que eu simulando um filme corria na beira do rio, lutava com vilões imaginários e me atirava na água, atingido por algum golpe fantasioso que fazia parte do filme que eu imaginava. O "filme" estrelado por mim mesmo era acompanhado de uma trilha também imaginária que, assim como os seriados de tv, que até então eu nem fazia ideia que existiam, tinham como ressaltadores da ação vista na tela, no meu caso a tela imaginária. Ali, eu não sabia, estava a música e o teatro, por que eu encenava pra mim mesmo e pro público imaginário, aquela cena conflituosa contra um vilão que não existia. Ali já estavam presentes o teatro, eu encenando, e a música, eu imaginando. E a poesia? A poesia não vem do nada, nem das entranhas de um autor, ela se elaborada com palavras o que possa representar e se tornar "ideia" para quem lê. A poesia só veio se revelar quando eu aprendi as primeiras letras e descobri que elas tinham sons, que podiam combinar umas com as outras e que até rimavam nessa combinação. Faço questão de contar aqui neste blog estas vivências para que quem o acesse e veja as fotos postadas com o teatro "amador" que fiz pela vida, a música "amadora" que fiz pela vida afora, ou a poesia que escrevo, possam entender melhor suas entrelinhas e situa-las, essas "criações" todas nalgum sentido bom para aquilo que sintam e façam em seu cotidiano, em suas vidas pessoais. Com a chegada novamente dos Saraus, que em décadas de séculos passados, faziam parte de ações culturais em muitas partes do mundo, eu me situo neste tempo criando e com o retorno do Saraus, onde  a "arte" de alguma maneira acontece, como uma pessoa que produziu um pouco destas matérias. E tenho como inspiração que a arte tem o objetivo, entre outras, e já que tudo nesse mundo tem um porque, de que a arte deve humanizar o humano em nós. Este é o meu empenho com elas. Com a música e a poesia principalmente: humanizar o humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário